O Século 21 representa um novo desafio para educadores e estudantes, em termos de avanços tecnológicos, novas metodologias e novas formas de ensino.

Com a finalidade de refletir sobre a preparação destes cidadãos frente a novas conquistas, a SELPER- Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos promovem, pela quarta vez, a Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul.

O encontro, que tem como tema principal "Um novo desafio na Educação: Preparar o cidadão do Século 21", vai reunir especialistas de todo o Mercosul em uma troca de conhecimentos e experiência na área de educação em sensoriamento remoto e sistemas de informações espaciais. Uma das principais discussões do evento será a abordagem feita ao sensoriamento remoto no ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação, além do desenvolvimento de material didático, programas de capacitação de docentes e as políticas institucionais e governamentais para o ensino desta disciplina.

"Este evento proporcionará a oportunidade de reunir especialistas de todo o Mercosul, representando uma concentração de conhecimentos e experiência na área de educação em sensoriamento remoto e sistemas de informações espaciais", afirma Tania Maria Sause, Diretora do Comitê de Docência e Investigação da SELPER Internacional e coordenadora do acontecimento.

A 4ª Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul acontece em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, de 11 a 13 de agosto. "São Leopoldo é um importante centro industrial e de educação no estado do Rio Grande do Sul. O Campus da UNISINOS, onde será realizado o evento, oferece uma série de facilidades para que estas Jornadas sejam realizadas com todo conforto e em ambiente agradável.

Além disso, São Leopoldo está próximo de centros turísticos de rara beleza, excelente gastronomia e bom vinho. É uma grande oportunidade de compartilhar experiências na área de educação e de desfrutar do prazer de estar numa das regiões mais interessantes do Brasil", convida Tânia.