Cursos de aperfeiçoamento profissional em geoprocessamento estão se tornando cada vez mais importantes e vantajosos para empresas e instituições. Por meio deles é possível acompanhar a rápida evolução tecnológica, mantendo o conhecimento de seus funcionários atualizado de forma objetiva e econômica.

Atendendo esta necessidade foi que a Caixa Econômica Federal (CEF) contratou o Núcleo de Geoprocessamento (NGeo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para aperfeiçoar o conhecimento de seus funcionários na área de geoprocessamento. Foram 40 horas de temas básicos e 40 horas de temas avançados de geoprocessamento para gestão urbana, distribuídas em aulas expositivas, de campo e de laboratório.

O treinamento, ministrado pelo NGeo no Campus da UFSCar, em São Carlos (SP) entre os dias 9 e 20 do mês passado, atingiu 40 funcionários da entidade. Foram selecionados profissionais de todo o Brasil com a função de replicar os conhecimentos transferidos pelo NGeo. Para garantir o melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem presencial, foi disponibilizado um ambiente de ensino à distância com extenso material complementar que inclui introdução ao SPRING, ou seja, ao tratamento digital de imagens.

Segundo o site do órgão, a CEF investe na atualização do conhecimento de seu corpo de funcionários para melhor atender aos municípios que solicitam recursos do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), que contempla ações que visem a modernização da gestão administrativa e fiscal, tais como capacitação de técnicos e gestores municipais, implementação de ações e sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, recursos humanos, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, infra-estrutura e geoprocessamento referenciado e, ainda, possibilita ao município, a elaboração e implementação de Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e Planta Genérica de Valores.

Informações da UFUSCar Saiba mais pelo e-mail: ngeo@power.ufscar.br