A empresa suíça Precisa começou a produzir o Secufone, telefone móvel criado especialmente para a terceira idade. O aparelho, com apenas quatro teclas, possui localização com tecnologia Global Positioning System (GPS), o que permite saber a qualquer momento onde está o dono do celular.

Desta forma, em caso de um problema imprevisto de saúde, o idoso pode acionar o hospital ou a companhia de saúde apertando uma única tecla. O aparelho também pode alertar parentes ou responsáveis para o caso de o idoso se distanciar muito de casa.

Além destas facilidades, o novo aparelho contém uma tela sensível ao toque, onde aparecem grandes teclas virtuais para o telefone ou fotos das pessoas em sua agenda de contatos. As fotos são uma forma de ajudar aos usuários com problemas de memória. O diretor da empresa, Rudolf Huber, disse que a companhia deve produzir 60 mil unidades até o fim do ano e espera vender mais 250 mil em 2005.

O preço do celular ainda não foi definido, mas deve ficar, em uma primeira etapa, um pouco acima de outros modelos no mercado. O equipamento deve ser vendido também em outros países europeus, de acordo com informação veiculada no jornal O Estado de São Paulo.

Informações do Estadão