Concluidos trabalhos de integração de sítios de monitoramento do projeto que cuida da Amazônia brasileira Esta semana foi decisiva para o Sivam, Sistema de Vigilância da Amazônia que tem por objetivo a coleta e o processamento de informações.

Na segunda-feira, dia 18, o projeto, que já possuia mais de 98% de seus ativos funcionando, finalizou o teste incremental de seu banco de dados, que vai garantir a total integração de seus equipamentos (radares, sensores, aparelhos de telecomunicação e aeronaves) a fim proteger a Amazônia Legal.

Cerca de 200 pessoas participaram do teste de integração do Sivam, principalmente em Manaus, mas também em Porto Velho, Belém e Brasília, e – ainda, nas aeronaves R-99 A e B e em dezenas de sítios remotos. Segundo o site do programa, a operacionalização do SIVAM/SIPAM aconteceu de forma gradual, a partir dos Centros Regionais de Vigilância (CRVs), sediados em Manaus, Porto Velho e Belém.

O Plano de Ativação do Sistema foi iniciado no CRV de Manaus e conduzido para garantir a implementação progressiva da geração de produtos de interesse estratégico para as políticas públicas, com custos controlados, usando como base os documentos de concepção dos centros. A execução desse plano forneceu subsídios à estruturação do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), permitindo a elaboração de um conceito operacional definitivo e testado na prática, bem como a gradual integração dos órgãos governamentais e não-governamentais participantes do Sistema.

Para marcar esse fato tão significativo na história brasileira, houve uma comemoração da avaliação final no dia 20 de outubro, com a presença de alguns participantes da Comissão de Implantação do Projeto Sivam (CCSIVAM), do Centro Gestor e Operacional do Sipam (Censipam) e das empresas contratadas (Raytheon, Embraer e Fundação Atech), além de ex-presidentes da CCSIVAM.

O trabalho de implantação ainda continuará com as atividades de treinamento, manutenção, operação assistida e garantida até o início de 2006. O término dos contratos de financiamento está previsto para meados de 2005.

Fonte: Sivam