Tem início nesta terça-feira (30) e vai até o dia 03 de dezembro o II Seminário sobre Referencial Geocêntrico no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O evento marca o início da adoção do novo sistema de referência SIRGAS2000 no país, que passará a utilizar a tecnologia de GPS (Global Positioning System) no mapeamento de seu território.

O sistema permitirá maior precisão no mapeamento do território brasileiro e na demarcação de suas fronteiras, mas para isso é preciso que outros países também utilizem o mesmo sistema de referência. No Brasil, onde o IBGE é o órgão responsável pela sua definição, a transição para o SIRGAS2000 vai durar dez anos e terá início logo que o presidente Lula assinar o decreto, que já se encontra no Ministério do Planejamento.

O seminário conta com o apoio e a presença de representantes do Canadá e de todos os segmentos da sociedade brasileira que utilizam, direta ou indiretamente, coordenadas geográficas em suas atividades: INCRA, FUNAI, FIOCRUZ, concessionárias de serviços de energia, telecomunicações, transportes e segurança, além de responsáveis por políticas sanitárias, fundiárias e ambientais.

Serviço: Evento: II Seminário sobre Referencial Geocêntrico no Brasil Data: 30/11 a 03/12 Local: Auditório Teixeira de Freitas Endereço: Rua General Canabarro nº 206, Maracanã, Rio de Janeiro Contato: (21) 2142-0890, Luiz Bello