No Brasil, os órgãos governamentais são os principais produtores de dados sobre meio ambiente. Nos últimos anos a generalização do uso da tecnologia de geoprocessamento possibilitou a criação de uma massa de dados cartográficos digitais considerável, porém não houve na mesma medida o desenvolvimento de ferramentas de disponibilização de dados ao público.

Para combater este problema, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio de sua Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), está desenvolvendo um mapa interativo do Brasil, com foco na informação ambiental.

O mapa interativo faz parte do Sistema Nacional de Informações Sobre o Meio Ambiente, que irá integrar um conjunto significativo de informações sobre o meio ambiente que atualmente se encontram disponibilizadas de forma isolada nos diferentes órgãos do MMA.

"Com a criação do mapa interativo esperamos dotar o MMA de um instrumento técnico que permita o acesso a dados precisos e atuais sobre a realidade ambiental brasileira, sendo também um instrumento de divulgação à sociedade como um todo," afirma Edmar Moretti, da CGTI. Moretti acredita que a liberação de dados geográficos ao público seja a tendência atual e que deve se firmar cada vez mais, tendo em vista a disponibilidade de softwares livres e padrões de intercâmbio de dados, como o WMF e WFS.

"O mapa interativo que estamos desenvolvendo segue essa linha, e além disso, é também uma tentativa de trazer, para dentro do setor de informática a tecnologia de geoprocessamento.

Dessa forma outros sistemas poderão se beneficiar dessa tecnologia, incluindo o acesso aos dados cartográficos em suas interfaces e modelos", conclui ele.

+Informações http://mapas.mma.gov.br/mapas/mma/ms_criamapa.php