A modernização do sistema cartográfico paulista baseado em geotecnologia

Cerca de 1.500 km² de área, 1.800.000 unidades imobiliárias para geocodificar, 12.000 fotos aéreas na escala 1:5.000, 1.900 pontos de apoio suplementar determinados via GPS, 4.000 arquivos e folhas articuladas de ortofotos digitais e restituição na escala 1:1.000, prazo de execução de 18 meses, último mapeamento realizado em 1972, são alguns números que podem ilustrar, dentro do contexto de produção cartográfica, as dimensões da cidade de
São Paulo.

Agregando as mais avançadas técnicas, o Consórcio Concidade, constituído pelas empresas Aerocarta, Aeroimagem, Engefoto e Esteio, vem, desde outubro de 2003, enfrentando o desafio de mapear o município, baseando-se em técnicas fotogramétricas, alternativa metodológica que se firmou como a mais adequada, considerando aspectos como custos, prazos e precisão.

Para realização destes trabalhos foram mobilizadas quatro aeronaves na área, devidamente equipadas com câmeras dotadas de FMC (Forward Motion Compensation – Compensação do Movimento para a Frente), que desloca o filme para a frente com a mesma velocidade da imagem, evitando assim o arrastamento da mesma e assegurando uma excelente nitidez das mesmas. Algumas destas aeronaves dispõem ainda de sofisticado programa para navegação, onde um Laptop, ligado à câmera e ao receptor GPS de bordo, permite controle integral do recobrimento aerofotogramétrico, orientando a tripulação e emitindo sinais para que a câmera tome fotos nos locais previstos no plano de vôo.

A diversidade na forma de ocupação do espaço físico de São Paulo e as grandes concentrações de áreas verticalizadas, vêm exigindo a adoção de alguns cuidados especiais na obtenção das fotos, como a utilização de câmeras aéreas com distância focal de 300mm, na área central (aproximadamente 315 km²) e o recobrimento de 80% nas demais áreas.

A digitalização das imagens está sendo realizada com scanner fotogramétrico com resolução de 20 micras, o que resultará na resolução espacial de 0,10m.

A etapa de apoio básico, constituído de rede principal e secundária 1 e secundária 2, está sendo realizada com equipamentos de dupla freqüência, com a implantação de 300 marcos, sendo adotado o método diferencial com rastreio simultâneo de 17 equipamentos. O ajustamento desta rede foi processado de forma única através do método dos mínimos quadrados, sendo toda rede referenciada ao vértice PILAR-1 da USP.

A determinação das altitudes dos pontos foi obtida através de nivelamento geométrico, sendo que para os pontos da Rede Básica a precisão é de 8mm√k e para os marcos das Redes Secundárias, 12mm√k. Esta malha serviu para a elaboração de um mapa geoidal relativo para determinação das altitudes do apoio suplementar.

Mapeamento fotogramétrico da cidade de São Paulo: o maior projeto do planeta em escala cadastral em execução no momento.

As etapas descritas acima estão em andamento, entretanto muito tem a ser feito. Cada empresa está devidamente estruturada para as etapas de restituição, ortorretificação e edição gráfica. Serão restaurados todo sistema viário, hidrografia, altimetria e edificações, tarefa que vem exigindo a contratação de grande número de profissionais, devidamente treinados de forma a homogeneizar os produtos finais. Na geração das ortofotos serão obtidos os Modelos Digitais do Terreno através de perfilagem estereoscópica.

A etapa de edição gráfica também exigirá incremento da capacidade produtiva, pois todas as entidades gráficas deverão ser matematicamente tratadas, com o lançamento dos eixos de logradouros, segundo segmentações em nós, e a inserção de aproximadamente 1.800.000 inscrições fiscais, com respectivo armazenamento em banco de dados da área construída de cada unidade imobiliária.

Devido à incontestável grandiosidade do projeto, provavelmente o maior do planeta em escala cadastral em execução no momento, é notório que muitas novas situações e dificuldades deverão ainda surgir, o que torna mais estimulante seu desenvolvimento e apontamento de soluções.

Sempre incorporando os diversos avanços tecnológicos e capacitando suas equipes técnicas, o Consórcio Concidade está devidamente preparado, para indicar soluções que atendam as especificações técnicas previstas na contratação de serviços, sempre sintonizados aos interesses das equipes técnicas da Administração Municipal e da fiscalizadora Atech, ou seja, produzir uma cartografia moderna, precisa, estruturada para futuros projetos de implantação de SIG e com bases rígidas para atualização.

Marco Antonio Neia
Eng. Cartografo
Gerente Comercial da Engefoto
marco.neia@engefoto.com