O CBERS-2B (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) será montado, integrado e testado no Brasil. Ele preencherá a lacuna entre o CBERS-2, lançado em 2003, e o CBERS-3 que irá ao espaço em 2008.

Este processo corresponde 30% das atividades do projeto, sendo que a participação da China será de 70%.

O CBERS-2B utilizará, em sua montagem e integração, peças de reposição do CBERS-1 e CBERS-2. Entretanto, algumas mudanças serão implementadas, com base nos resultados operacionais dos dois primeiros satélites.

A inexistência de uma câmara de grande porte para ensaios térmicos no vácuo e-xigiu que os módulos do CBERS-2, lançado em outubro de 2003, fossem desmontados para a realização desses testes. Uma nova câmara de grande porte está em processo de aquisição. Outra melhoria, que será colocada à disposição dos trabalhos de integração e testes do CBERS-2B, refere-se às novas instalações para ensaios de interferência e compatibilidade eletromagnética, também já em operação.

A alteração mais significativa é a substituição da câmera de infravermelho por uma nova câmera pancromática de alta definição e um sistema associado para transmissão de dados de ima-gem, fornecidos pela China. De acordo com o Inpe, a inclusão dessa nova câmera implicará em modificações importantes na estrutura, no controle térmico, no controle de atitude e outros subsistemas do satélite.

Após a montagem e testes, o satélite será transportado à China, para o lançamento que deverá ser realizado até o final do ano que vem.

O investimento brasileiro será de aproximada-mente US$ 15 milhões, já incluindo os custos de lançamento.

Informações na internet: www.inpe.br