O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, no último dia 27, o Atlas Nacional Digital do Brasil, uma compilação, em DVD, de mapas e dados estatísticos recolhidos pela entidade em suas pesquisas mais importantes. É o maior volume de informações já reunidos numa única publicação do IBGE e o primeiro trabalho no formato DVD.

O Atlas tem com 420 mapas, do Brasil e do mundo, 1.030 ilustrações, entre fotografias e imagens de satélite, 532 textos descritivos, 100 gráficos, 30 vídeos e um glossário com 760 termos técnicos e explicações sobre como navegar.

O usuário pode explorar os temas meio ambiente, política, demografia, urbanização, indústria e serviços, agropecuária, saúde, educação, infra-estrutura e inserção do Brasil no mundo, que se dividem em 58 subtemas. Estão lá os conteúdos do Atlas Nacional, de 2001, do Atlas do Censo Demográfico 2000, publicado em 2003, o Atlas do Saneamento, deste ano, e o Atlas Geográfico Escolar, cuja segunda edição foi publicada também em 2004.

É possível comparar as estatísticas do censo de 1970 com as de 2000. Outro recurso é a sobreposição de mapas, que permite a análise, por exemplo, de informações sócio-econômicas e naturais de um Estado, simultaneamente. Graças a um sistema de zoom, até mesmo vilas e povoados podem ter suas informações destacadas.

O usuário pode imprimir mapas e textos, salvando-os no formato JPG. O atlas é resultado de dois anos de trabalho de mais de 100 técnicos de diversas áreas do IBGE, em especial as de geografia e informática. As primeiras cópias já foram distribuídas para as unidades do instituto nos 27 Estados brasileiros e estão à disposição do público para consulta. Em março do ano que vem, o DVD estará à venda nas bibliotecas no IBGE e pelo site www.ibge.gov.br (o preço ainda não foi estipulado).

O diretor de Geociências do instituto, Guido Gelli, ressaltou as vantagens da gravação em DVD. "Assim fica mais fácil e mais barato atualizar os dados permanentemente", disse.

"Este é um convite para que a população tenha acesso às informações sobre o País e de inúmeras pesquisas realizadas pelo IBGE".

Informações do jornal online Ultimo Segundo