Cientistas chineses devem medir novamente o pico mais alto do mundo, o monte Everest, para verificar se ele está encolhendo.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o pico diminuiu 1,3 metros por causa do aquecimento global. O monte fica na fronteira entre a China e o Nepal e a sua altitude há muito tempo tem causado controvérsia.

A altitude do monte Everest foi calculada pela primeira vez em 1954 por um técnico indiano. Usando um instrumento que mede ângulos, ele constatou que o ponto mais elevado do mundo tinha 8.848 metros de altitude.

Em 1999, cientistas americanos mediram novamente a montanha, usando tecnologia de satélites de posicionamento global (GPS).

A Sociedade Geográfica Nacional disse que ele tinha dois metros a mais. Agora, o aquecimento da Terra está provocando um derretimento do gelo da montanha mais alta do mundo, levando-a, aparentemente, a encolher.

Cientistas chineses vão mapear o Everest a partir de março para verificar as estimativas de que ele está mais de um metro mais baixo.

Informações da Gazeta Online