Sistema utilizado pela Aeroimagem oferece confiança e controle nos trabalhos de cadastramento.

Tratando-se de dados cadastrais, confiabilidade é o x da questão. Em cadastro não há o beneplácito da dúvida. Se houver qualquer suspeita de inconsistência das informações, todo um trabalho de cadastramento pode ser desperdiçado. Por isso controle é uma questão crucial quando se trata de serviços de cadastro.

A dispersão dos elementos a serem cadastrados, a grande massa de informações coletadas, o número de pessoas participantes, a logística necessária, os recursos e interesses envolvidos, são determinantes que recomendam que haja muito controle em todo o desenvolvimento dos trabalhos, desde a fase de planejamento, passando pela execução, até a entrega dos produtos finais, de forma a assegurar a qualidade dos serviços.

Os cadastros executados convencionalmente, com dados coletados em papel e posteriormente digitados, possuem caminhos críticos que dificultam o controle dos serviços. Um desses pontos críticos é a própria digitação dos boletins, que além de onerar os serviços, apresenta a necessidade de ter sistema próprio de controle, para que não se constitua em mais uma etapa de introdução de inconsistência nos dados. A digitação dos dados também tem interferência no prazo de execução dos serviços e no exame da consistência das informações, uma vez que dados de campo coletados em um dia só estarão disponíveis para avaliação, na melhor hipótese, no dia seguinte, após digitados, estabelecendo uma defasagem de tempo de, pelo menos, 24 horas entre a coleta dos dados e a verificação de sua consistência. Um eventual erro ou omissão de coleta pode estar sendo repetido pelo cadastrador, durante este período, em novas áreas. E o retorno para sanear incorreções encarece os trabalhos e prejudica o prazo.


Figura 1: Planejamento de serviços.

O controle deve, ainda, assegurar que toda informação coletada necessita ter sua consistência verificada de diferentes formas, utilizando diferentes fontes, com o cruzamento dessas assegurando a conformidade da informação.

E, a essas preocupações com a confiabilidade das informações somam-se às preocupações com o controle de produção, produtividade e dos custos, de necessária solução para se assegurar a aderência dos serviços aos prazos pactuados e aos orçamentos.

Com o objetivo de equacionar essas questões, a Aeroimagem desenvolveu uma metodologia para execução e controle de trabalhos de cadastro imobiliário utilizando coletores eletrônicos de dados. Este recurso é usado desde o planejamento dos serviços e na sua execução até a entrega dos produtos finais, com avaliação em tempo real de consistência dos dados, cruzamento de in-formações, formação do banco de dados e, controle de produção e produtividade, tanto a nível global quanto individual.

Essa tecnologia foi utilizada pela empresa nos trabalhos por ela executados de cadastramento imobiliário da cidade de Blumenau, contratados pela Prefeitura Municipal, em um universo de trabalho de aproximadamente 120.000 unidades imobiliárias.

O sistema foi desenvolvido em linguagem Visual Basic, em plataforma Geoinfo, sistema proprietário da Aeroimagem, e implantado em coletores eletrônicos de dados HP IPAQ HI910. Ele permite, já na fase de planejamento dos serviços, a subdivisão de dados conforme a área a ser trabalhada, podendo ser executado tendo como unidade de trabalho a quadra ou trecho de quadra, quando esta é muito grande.

A base gráfica digital utilizada proveio da restituição estereofotogramétrica elaborada pela empresa na escala 1:2.000, a partir de cobertura aerofotogramétrica na escala 1:8.000, em formato digital DGN, a qual é recortada nas unidades de trabalho pelo sistema. (ver figura 1)

Para a coleta de dados foram inseridos nos coletores eletrônicos os boletins de informações cadastrais, os quais receberam também, previamente ao trabalho de coleta, as informações contidas então no banco de dados da Prefeitura Municipal, desenvolvido em linguagem SQL, que deveriam ser confirmadas ou retificadas em campo. (ver figura 02)


Figura 2: Boletim Eletrônico de Informação Cadastral.

O programa de coleta incluiu filtros para verificação, em tempo real, da consistência dos dados coletados, como, por exemplo, a compatibilidade entre o padrão construtivo da edificação indicado pelo cadastrador e as características físicas da edificação. Outro exemplo constitui-se no ano de construção informado, que não pode ser posterior ao ano de construção histórico, ou ainda no cruzamento entre os dados da infra-estrutura do terreno com os dados da infra-estrutura disponível no trecho de logradouro.

"O sistema tem se mostrado eficaz principalmente, pela confiabilidade que oferece aos dados coletados e pela possibilidade de controle dos trabalhos ao longo de seu desenvolvimento"

A coleta de dados incluiu a tomada de fotografia da fachada da edificação, utilizando câmara fotográfica digital acoplada ao coletor de dados, sendo a fotografia utilizada de forma suplementar como elemento de verificação das informações coletadas em campo referentes às características da edificação.

A partir da descarga dos dados coletados, efetuado diariamente ao final do expediente de coleta de campo, o sistema efetua nova verificação da consistência de dados, mediante filtros específicos -e, indica, de forma descritiva e visual, a situação do andamento dos trabalhos de campo, como por exemplo, dos imóveis com cadastro completo, imóveis fechados em que não foi possível a coleta dos dados, imóveis com cadastro incompleto ou, necessidades e agendamento de revisitas.

Obtêm-se também os horários de início e fim da coleta, por cadastrador e por imóvel, possibilitando assim a elaboração de relatórios de produtividade, por cadastrador, período, área trabalhada, entre outros. (ver figura 03)


Figura 3: Controle dos trabalhos de campo.

O sistema tem se mostrado eficaz por introduzir maior produtividade aos trabalhos de campo, redução de custos e, principalmente, pela confiabilidade que oferece aos dados coletados e pela possibilidade de controle dos trabalhos ao longo de seu desenvolvimento.

Luiz Alberto Scorsin
Engenheiro e Diretor da Aeroimagem Aerofotogrametria S/A
scorsin@aeroimagem.com

Henrique Jacques Teixeira de Freitas
Engenheiro da Aeroimagem
Aerofotogrametria S/A
>henrique@aeroimagem.com