O que é um dado geográfico? Sobre sistema de coordenadas, o que é preciso conhecer? A escala e a informação, como administrar? Que critério utilizar e como classificar as feições nos dados geográficos? Que metodologia escolher para obtenção de dados geográficos? Quais os tópicos importantes a observar na solicitação de dados geográficos para alimentação de um GIS?Manutenção dos dados geográficos, como proceder?

As respostas para todas estas questões serão abordadas no tutorial do GEOBrasil 2005, a ser realizado no dia 30 de maio.

A instrutora será Fátima Alves Tostes, Engenheira Civil atuando há 19 anos na elaboração de bases cartográficas digitais direcionadas as mais diversas atividades entre elas GIS. Com o cargo de Diretora de Produção da BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A e mestre em Engenharia de Transportes, Tostes vai apresentar aos visitantes da sexta edição do Congresso e Feira GEOBrasil um dos melhores tutoriais já vistos até então.

Em resumo o tutorial abordará conceitos básicos de elipsóide e geóide; sistemas geodésicos de referência e datum; coordenadas geodésicas; rede de referencia cadastral; definições estatísticas (resolução, precisão, exatidão); cartografia (mapa, escala, feições); diferentes metodologias para obtenção de dados geográficos: sensoriamento (remoto orbital e aerotransportado); GPS; topografia e preparação de dados geográficos para geoprocessamento (dificuldades e questões a serem observadas).

Voltada para administradores, técnicos e operadores que necessitam do conhecimento para solicitação, utilização e preparação de dados geográficos para aplicação GIS, o tutorial será de nível básico, mas ao público interessado serão necessários conhecimentos básicos em cartografia e GIS.

O tutorial Base Cartográfica inicia às 9 da manhã e termina por volta das 16 horas, com intervalo de uma hora para o almoço. O GEOBrasil acontece de 31 de maio a 02 de junho no Centro de Convenções em São Paulo.

+Informações (11) 6096-53-11, http://www.geobr.com.br/. ou info@geobr.com.br