O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participa da exposição "Cartografia de uma história. São Paulo Colonial: mapas e relatos", que tem início nesta sexta-feira (11), no Museu Paulista, em São Paulo.

Trata-se de uma cooperação com a Cátedra Jaime Cortesão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde novas formas de leitura e de interpretação de fatos históricos são estudadas.

O INPE vai mostrar a evolução da consolidação do território paulista, através de imagens de satélites cartograficamente corrigidas: desde o Tratado de Tordesilhas, passando pelo Trado de Madrid, as Bandeiras, os tropeiros até a Independência, em 1822, quando o estado de São Paulo fixou sua dimensão atual.

Segundo o Instituto, foram usadas imagens mais sinóticas da Plataforma Terra (Sensor MODIS) e do Sensor WFI-CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), aliadas a imagens de alta resolução da Câmara CCD-CBERS e do TM-5 Landsat.

Além de abordar o processo de ocupação territorial e definição das fronteiras, a exposição mostra as formas de representação cartográfica, relacionando a atuação da administração portuguesa – principalmente após 1750 -, com as transformações científicas que possibilitaram o incremento da cartografia.

Mapas e relatos descrevem os limites da capitania de São Paulo, em sua conexão com a definição do território brasileiro, de forma a colocar à disposição do público, em perspectiva educativa, a produção cartográfica tomada como fonte para a História e não como preciosidade museológica.

Informações do INPE Serviço: Local: Museu Paulista Endereço: Parque do Ipiranga, s/n, Ipiranga, São Paulo. Horário. De terça a domingo, das 9h às 16h.

Ingressos: R$ 2,00. A entrada é gratuita no terceiro domingo de cada mês e para menores de 5 anos e maiores de 60 anos.

Contato: (11) 6165-8026

+Informações www.mp.usp.br .