Tsunami ocorrido no sul da Ásia e em parte da África fez o mundo pensar na prevenção de catástrofes naturais

A tragédia ocorrida em dezembro de 2004, no Oceano Índico, fez o mundo pensar sobre a impotência da humanidade diante das forças da natureza. O sismo ocorrido no piso do Oceano Índico provocou ondas gigantescas que devastaram o sul e sudeste da Ásia e parte da costa oriental da África.

Fenômenos naturais como este, os quais ficaram conhecidos como Tsunamis, já foram registrados outras vezes na história. Porém, desta vez, a comunidade científica internacional, governos e instituições estão empenhados em criar um mecanismo para prevenir a população mundial frente a estes acontecimentos, isto através do monitoramento da dinâmica da Terra.

Após o tsunami, foram divulgadas algumas imagens de satélite que monitoraram o deslocamento das ondas gigantes junto à costa da Indonésia (veja ao lado).

Autoridades afirmam que se esta política fosse adotada há mais tempo de forma sistemática e preventiva, além de um sistema de informações integradas para auxiliar as atividades das principais forças de defesa e ajuda humanitária, muitas vidas poderiam ter sido salvas.


Antes.


Agito do mar minutos depois da formação da onda.

Discussões

Para que estas catástrofes não aconteçam mais, governos buscam implantar uma política internacional de previsão de catástrofes com base nas geotecnologias. Inúmeros encontros acontecem no mundo para debater este tema e buscar soluções práticas.

A Organização das Nações Unidas, através do Office for Outer Space Affairs (www.oosa.unvienna.org/SAP/stdm/) promoveu entre 2000 e 2004 uma série de workhops regionais sobre o uso de tecnologia espacial no gerenciamento de desastres.

O Programa Space Technology and Disaster Management também realizou um workshop internacional em outubro de 2004 em Munique, na Alemanha, objetivando traçar uma estratégia mundial no gerenciamento de desastres. Outra iniciativa, foi do The Munich Vision. . (www.oosa.unvienna.org ). Outros encontros regionais serão realizados em 2005. (Saiba mais no site do Office for Outer Space Affairs – www.oosa.unvienna.org/SAP/stdm/).

A UNESCO, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), também está desenvolvendo atividades ligadas à prevenção de desastres naturais, através de um sistema de alerta. O evento, chamado Inter-Agengy Meeting for Outer Space Activities ( http://ioc.unesco.org/indotsunami/index.htm ), aconteceu em Paris, no dia 03 de fevereiro.

Acompanhe também o que foi discutido no Inter-Agengy Meeting for Outer Space Activities (www.uncosa.unvienna.org/iamos/index.html), encontro promovido pela ONU, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano.