Tecnologias e padrões abertos aplicáveis na área de geoprocessamento, projetos de software livre para customização de aplicações WEB em SIG, bibliotecas e componentes básicos livres para desenvolvimento de frameworks e aplicações em

SIG, banco de dados livre, software básico de infra-estrutura para definição de uma arquitetura 100% livre e cases do CPqD, utilizando software livre e padrões abertos serão os tópicos do tutorial "Software Livre na área de GIS – Ficção ou Realidade – Prós e Contras: O que o usuário precisa saber".

Marta Duarte Teixeira e Sandro Danilo Gatti, mestres em Ciência da Computação e analistas de sistemas do CPqD, e Rafael de Melo Cuba, especialista em Ciência da Computação e gerente de arquitetura e ambiente na área de GIS do CPqD, trazem todos os detalhes dos principais projetos de software livre na área de SIG.

"Eles abordarão banco de dados espaciais, bibliotecas, softwares básicos de infra-estruturas e aplicativos de visualização de mapas", completa Emerson Zanon, diretor das revistas InfoGEO e InfoGPS e um dos organizadores do evento. Segundo ele, será dado um foco especial em como conceitos de interoperabilidade e iniciativas internacionais para definição de padrões abertos têm contribuído para o crescimento de software livre na área SIG.

Também serão apresentados cases do CPqD no desenvolvimento de framework e customizações de aplicações SIG para políticas públicas em telecomunicações, gerenciamento de rede de telefonia e administração pública.

O tutorial tem como público alvo profissionais da área de geoprocessamento e desenvolvedores de software que desejam utilizar software livre nas customizações de aplicações SIG. Os interessados devem ter conhecimento básico em SIG e noções básicas em tecnologias WEB.
Todos os tutoriais têm duração de seis horas, acontecendo das 9 às 16 horas com intervalo de uma hora para o almoço. O GEOBrasil acontece de 31 de maio a 02 de junho no Centro de Convenções em São Paulo.

Conheça mais detalhes da programação do tutorial no site do evento:
www.geobr.com.br

Informações: (11) 6096-5311 ou info@geobr.com.br