Após cinco anos desenvolvendo a arquitetura do GPS III, o Navstar GPS Joint Program Office (JPO) está reconsiderando sua abordagem para a implantação da nova geração do sistema, visando examinar alternativas de contratos separados para os segmentos espacial e de controle.
O lançamento do primeiro satélite GPS III, que estava previsto para 2012, está sendo adiado para 2013. Com esta mu-dança e a previsão de um orçamento inicial de 80 milhões de dólares, duas empresas já se candidataram para construir e lançar o primeiro satélite: já chamado de Boeing a Lockheed Martin. Porém, informações oficiais do JPO enfatizam que haverá uma competição aberta para a contratação da empresa que irá implementar o GPS III.
Esta nova geração de satélites inclui um novo sinal L1 destinado ao uso civil, que deve ser similar ao projeto do sistema Galileo, além de prever a expansão das estações de monitoramento terrestre para incorporar a National Geospatial-Intelligence Agency e a incorporação do Sistema de Satélite para Alerta de Desatres (DASS) como um componente do sistema de internacional de busca e resgate Copas-Sarsat.