A Diretoria de Estudos e Desenvolvimento Am-biental e dos Estudos Biorregionais do Centro de Recursos Ambientais (CRA) da Bahia lançou um banco de dados georreferenciados sobre a caatinga. Trata-se de um trabalho desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC), congregando um conjunto de dados sobre o bioma. O banco de dados é resultado da incorporação de informações disponíveis nas instituições federais, regionais e estaduais, constituído de um agrupamento de informações físico-bióticas e sócio-econômicas sobre o bioma, abrangendo a região Nordeste e Norte de Minas Gerais. Contém cerca de 350 planos de informação que incluem mapas diversos, imagens de satélite e 10 tabelas com 600 variáveis socioeconômicas obtidas nos levantamentos censitários demográficos e agropecuários.

O banco de dados foi desenvolvido utilizando o software Spring, desenvolvido pelo Inpe, e pode ser visualizado através de um sistema de consulta, utilizando a visualização do banco de dados espaciais Terraview 3.0. Este sistema faz parte do documento final do projeto Cenários para o Bioma Caatinga: Sistematização de Informações, disponibilizado em CD-Rom.

Os interessados poderão acessar na internet o banco no CRA ou na Base Caatinga, em Lençóis. Em breve, este banco será ampliado e inserido num maior, através de uma parceria entre o CRA e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A caatinga localiza-se na região do semi-árido brasileiro, abrangendo 70% da área do Nordeste, o que corresponde 13% do território brasileiro. Nela se concentram 63% da população nordestina, representando 18% da população do país. "Esse banco de dados servirá como importante ferramenta de trabalho em termo de reconhecimento do bioma caatinga e para auxiliar no planejamento e gestão ambiental, bem como na tomada de decisões em nível federal, estadual e municipal", concluiu a coordenadora dos Estudos Biorregionais do CRA, Sonia Portugal.

+ Informações: www.cra-ba.org.br