A Companhia de Gás de São Paulo (Comgas) acaba de colocar em operação o sistema da GE Energy, GIS Smallworld, implementado pela Edinfor, fornecedora de soluções e serviços de tecnologia de informação (TI). Com a solução, a companhia recebe um sistema mais ágil e integrado à área de Marketing, auxiliando na análise de expansão da rede da Comgas.

A Comgas iniciou o processo de implantação de uma solução GIS em janeiro de 2001. O sistema implantado inicialmente foi o AGISDS, da Autodesk. Em dezembro de 2003, a Comgas decidiu migrar o sistema para a plataforma Smallworld, da GE. O projeto de migração do sistema Geogas, nome da solução GIS da Comgas, começou em maio de 2004 e envolveu, além da área de TI, a Engenharia e o Marketing e ficou pronto em março de 2005.

O diferencial do Geogas foi o desenvolvimento do módulo de geomarketing pela Edinfor a partir do GIS, que pode realizar simulações de mercado para a prospecção de novos clientes. As simulações trabalham com vários parâmetros que apontam, por exemplo, para onde a rede deve ser expandida, a localização dos clientes mais rentáveis, qual o ganho sob o investimento feito, o melhor momento de estender a rede e a extensão de maior retorno financeiro.

O geomarketing é o primeiro software a ser implementado em uma empresa de gás no Brasil. O módulo anterior não era integrado ao sistema, ficava isolado, e não possuía funcionalidades avançadas. “Agora ele trabalha a mesma base, antes era necessário atualizar duas bases, a do GIS e a do geomarketing”, explica Adilson Cazarini, líder de engenharia da companhia.

A rede da Comgas distribui diariamente 11 milhões de m³ de gás, possui 3,3 mil quilômetros de rede que abastecem 45 municípios, atendendo mais de 455 mil consumidores em residências, comércio e indústria. Sua área de concessão compreende a região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e a região de Campinas

Informações da Via News