Entre os dias 26 e 30 de setembro acontece no Centro de Convenções de Macaé, Estado do Rio, o XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Simpósio de Geotecnologias para Petróleo e XXI Exposicarta. O evento é um dos mais importantes da área no País.

O engenheiro Gilberto da Silva Ferrão, da Petrobras, uma das patrocinadoras do congresso, fala na entrevista abaixo sobre a expectativa em torno da feira, como será a participação da empresa e o por quê da escolha da cidade de Macaé como sede.

O que a Petrobras espera desse evento?
A indústria petrolífera é grande usuária de serviços e informações geodésicas e cartográficas. O evento a ser realizado na cidade de Macaé, colocará a área de petróleo em contato direto com os pesquisadores e fornecedores da Cartografia nacional. Particularmente, no caso da Petrobras, a realização do evento na região que concentra algumas de suas maiores bases voltadas para a exploração e produção de petróleo tais como do Rio de Janeiro, Macaé, Campos e Vitória, facilitará o acesso do público interno interessado no assunto.

Como a Petrobras vai se apresentar no XXII CBC e XX EXPOSICARTA?
A Petrobras estará apresentando nas Comissões Técnicas alguns de seus avanços nas áreas de Geoprocessamento, Geodésia Submarina e Sensoriamento Remoto, dentre outras matérias. Em paralelo, alguns de seus principais produtos estarão em exposição em seu estande, que será também utilizado para a realização de reuniões técnicas de interesse da empresa.

Por que foi escolhida a cidade de Macaé?
A região da Bacia de Campos concentra hoje mais de 80% da produção brasileira de petróleo. Pela proximidade com as áreas de operação da Bacia de Campos e pelas condições naturais favoráveis à logística operacional, a cidade de Macaé tem sido confirmada ao longo dos anos como o pólo natural de desenvolvimento nacional neste segmento. Some-se a isto, o fato da indústria de petróleo ser grande consumidora de informações cartográficas. A realização do evento em Macaé permitirá um maior contato entre as comunidades cartográfica e petrolífera.

O que tornam essas edições do Congresso Brasileiro de Cartografia e da EXPOSICARTA tão especiais?
Por tratar a indústria petrolífera de uma área de conhecimento bastante específica e em razão da tão propalada auto-suficiência brasileira na produção de petróleo estar prevista para 2006, existe por parte do público de outras regiões do país uma curiosidade natural com relação à região. Além disso, pela primeira vez na história do Congresso Brasileiro de Cartografia, haverá na EXPOSICARTA uma efetiva participação de empresas voltadas para soluções de posicionamento geodésico de superfície e do fundo do mar e de survey especializados na indústria petrolífera.

Como são as instalações do Macaé Centro?
Localizado perto do aeroporto de Macaé, o Centro de Convenções e Exposições (Macaé Centro) é considerado o segundo maior do Estado do Rio de Janeiro, abrigando grandes eventos da área de petróleo como é o caso da Brasil Offshore, Protection Offshore e Logística Offshore. O complexo ocupa uma área de 110.000 m2 com estacionamento para cerca de 2 mil veículos, dois pavilhões de exposição, diversos auditórios, sala de imprensa e praça de alimentação.

Além da Petrobras, o CNPq e a FAPERJ patrocinam o congresso.

Inscrições e mais informações: www.cartografia.org.br