Um importante passo para a navegação por satélite na Europa foi dado no dia 16 de junho com a conclusão formal da qualificação técnica do European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS), bem como a aceitação do EGNOS, entregue a ESA (Agência Espacial Européia).

O EGNOS é um projeto conjunto da ESA e da Comissão Européia (EC) com a Eurocontrol – a Organização para a Segurança de Navegação Aérea. A ESA está encarregada do desenvolvimento do sistema a da qualificação técnica dessa iniciativa, que é a contribuição européia para a primeira etapa do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) daquele continente, abrindo caminho para o Galileo.

Três satélites especiais do EGNOS, localizados em uma órbita geostacionária sobre a Europa, transmitem um sinal parecido com o do GPS, que aumenta sua precisão de um a dois metros. A performance do EGNOS em medidas está muito além das expectativas iniciais, fato que demonstra a excelência dos engenheiros e da tecnologia européia.

Mais de sessenta especialistas internacionais da ESA reuniram-se em maio na cidade francesa de Toulouse para uma discussão abrangente sobre o EGNOS. Os técnicos avaliaram se o sistema está realmente pronto para operar. O foco principal das discussões, entretanto, foram aspectos gerais. Os assuntos debatidos foram a qualificação funcional e operabilidade do sistema; a estabilidade em seu ambiente real; a performance e a conformidade com as necessidades bem como a segurança e a garantia do produto, incluindo a qualificação do software.

Atualmente, pode-se dizer que o EGNOS está praticamente estabelecido. Trinta Estações de Monitoramento de Integridade e Percurso (RIMS) estão posicionadas em 21 países; quatro Centros de Controle de Missões (MCC) foram construídos na Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha; seis Estações de Navegação Terrestre (NLES) estão na Itália, França, Espanha e Reino Unido, além de instalações de apoio na Espanha e na França.

As operações iniciais do EGNOS devem começar com a assinatura de um contrato com o Provedor Europeu de Serviços de Satélite (ESSP). Nos primeiros meses de 2006, quando a estabilidade operacional do sistema deve ser alcançada, o serviço aberto do EGNOS será formalmente declarado disponível na Europa para aplicações que excluam salvamento de vidas. Não haverá custos diretos para a utilização do sistema. Hoje, o público geral já recebe o sinal do EGNOS, ainda em fase de teste.