A Lockheed Martin, responsável pela montagem, atualização, integração e testes de equipamentos para o sistema GPS, lançou ao espaço, a partir da Estação de Força Aérea Cabo Canaveral, na Flórida, mais um satélite para compor e modernizar o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O mais novo satélite é do tipo IIR-M que, além de proporcionar melhor cobertura e aumentar o desempenho do sistema, traz inovações que incluem uma nova antena para aumentar o poder do sinal, incorporando um segundo sinal GPS civil, com acesso aberto, em uma freqüência separada e dois novos canais militares, para maior exatidão, melhor codificação e diminuição de ruídos na transmissão.

O IIR-M caracteriza uma nova geração de satélites GPS, sendo o primeiro da constelação capaz de transmitir sinais L2C (o sinal civil da portadora L2). Isso representa um importante passo na modernização GPS, já que novos lançamentos com transmissão de sinais L2C estão previstos para os próximos anos.

Um outro avanço rumo à atualização do sistema é o sinal da portadora L5 que será introduzido em uma nova geração de satélites, chamado Bloco IIF, programada para ser lançado em 2007.