O INPE lançou no início do mês os CD-ROMs "Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélite" e "Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas – Utilização de Recursos Multimídia para o Ensino Médio e Fundamental", um novo recurso didático para o ensino de Geografia e Ciências.
 
"Atlas de Ecossistemas"

O CD-ROM "Atlas de Ecossistemas" apresenta mais de 250 imagens de diversos satélites, fotos da superfície da Terra, globo 3D e vídeos. "O Atlas permite que o aluno visualize as características físicas, econômicas, políticas e humanas de todos os países da América do Sul e 21 ecossistemas por meio de imagens de satélite e fotos de campo. Há também informações sobre os fundamentos de sensoriamento remoto, programas espaciais e estações terrenas de recepção de dados de satélites", informa a doutora Tania Maria Sausen, pesquisadora do INPE e coordenadora geral do Programa Educa SeRe, que incentiva o uso escolar do sensoriamento remoto.
 
As doutoras Angélica Carvalho Di Maio e Sandra Maria Fonseca da Costa, da Universidade do Vale da Paraíba (UNIVAP), também são autoras do trabalho, que teve o apoio da Fundação Vitae, associação voltada à Cultura, Educação e Promoção Social, da Fundação BRADESCO e da ATECH Tecnologias Críticas. "Deste projeto participaram 44 profissionais de 17 instituições sediadas em 11 países da América do Sul", destaca a pesquisadora do INPE. O Atlas de Ecossistemas foi apresentado em Córdoba, na Argentina, durante o evento V Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, no dia 10 de novembro.
 
 "Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas"

Os recursos de realidade virtual, vídeos e animações em 3D para ajudar professores e alunos a compreender as transformações do meio ambiente são o destaque do CD-ROM "Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas – Utilização de Recursos Multimídia para o Ensino Médio e Fundamental". O projeto que resultou neste trabalho mantém ainda um site associado com o conceito de educação à distância.
 
"O site e o CD-ROM não apenas servem para aprimorar o conhecimento científico na área ambiental, mas também para desenvolver uma conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente", comenta o doutor Carlos Nobre, pesquisador do INPE e coordenador do projeto.
 
A idéia de usar recursos multimídia como material didático adicional no ensino tem se mostrado eficaz. O atual lançamento já é o terceiro CD-ROM do projeto Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas, desenvolvido pela equipe do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE com o apoio da UNESP Rio Claro, UFMG, UFV e Vitae.
 
 O objetivo é que os CD-ROMs, ricos em informações, textos, imagens e fotografias, tornem as aulas mais interessantes e mais agradáveis aos alunos.