A Plangeo – Planejamento e Geotecnologia Ltda, empresa incubada no Agente Softex Genesis da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), desenvolve o projeto "Produtor Florestal" para a Companhia Agrícola Florestal Santa Bárbara (CAF), empresa associada ao Grupo Arcelor.

O trabalho consiste no levantamento de áreas onde serão feitas plantações de eucaliptos para produção de madeira, que será convertida em carvão vegetal, usado como redutor nos alto-fornos da Belgo Mineira. A Plangeo vai mapear áreas de preservação permanente (APP) e reservas legais para que a CAF possa realizar o projeto em regiões adequadas para o plantio, sem prejudicar o meio ambiente.

De acordo com o geógrafo Júlio Valério, o diretor de negócios da Plangeo, já está sendo feito um levantamento de 70 mil hectares de áreas onde a CAF Santa Bárbara poderá fazer as plantações. A Zona da Mata e o Sul de Minas são as regiões estudadas para a implantação do projeto. No total, são 46 municípios analisados para participarem do projeto. A CAF está fazendo parcerias com os fazendeiros da região para que o "Produtor Florestal" seja realizado. Áreas de cursos de rios, lagos e nascentes não vão ser usadas.

Nas parcerias entre a CAF e os fazendeiros, a companhia vai entrar com toda a tecnologia para o plantio de eucaliptos e oferecer os recursos para custear as plantações. "A CAF disponibilizou empresas prestadoras de serviço para fazer operações de preparo do terreno, plantio e manutenções florestais até doze meses após as plantações. Além disso, vamos oferecer mudas e insumos agrícolas, como fertilizantes e herbicidas, para os fazendeiros", afirma Élio Nunes, o gerente da CAF Santa Bárbara.

Ele também destaca as vantagens para os donos de fazenda que participarem do projeto: "ocupação de áreas de baixa utilização das propriedades, diversificação das atividades e geração de renda com a venda de eucaliptos". A madeira será toda comprada pela Belgo.

O trabalho realizado pela Plangeo é a primeira etapa para que o "Produtor Florestal" seja concretizado. Élio Nunes enumera a importância dos serviços da empresa incubada no Genesis: dimensionamento real das propriedades, identificação dos atributos ambientais e planejamento de ocupação das áreas da parceria com os fazendeiros. "O trabalho da Plangeo é essencial para o desenvolvimento do projeto e é o primeiro desenvolvido nas fazendas. Com ele, o mapeamento será feito sem margem de erro", afirma.

Esse é o segundo projeto desenvolvido pela Plangeo para a CAF. Em novembro de 2004, a empresa de geotecnologia fez um levantamento de 159 municípios da Zona da Mata, Sul de Minas e Campo das Vertentes para definir quais regiões poderiam receber as plantações de eucalipto.

Informações da UFJF