O U.S.Geological Survey, órgão do Departamento do Interior dos Estados Unidos, divulgou as imagens do CBERS-2 captadas durante os testes que ocorreram no Eros Data Center, na cidade de Sioux Falls, Dakota do Sul.

É a primeira vez que o CBERS transmite imagens para outro país além de Brasil ou China. Os testes, realizados entre os dias 29 de março e 1º de abril, foram importantes para o processo de internacionalização das imagens CBERS, atualmente discutido por Brasil e China. Em breve, as imagens poderão ser comercializadas para outros países interessados.

CBERS

O CBERS é desenvolvido pelo INPE em parceria com a China, entretanto, o sistema de processamento das imagens do satélite foi totalmente desenvolvido no Brasil.

"Essa imagem é uma demonstração clara do potencial do satélite sino-brasileiro em ter suas imagens recebidas por outros países. Mostra também que o programa CBERS tem propiciado o desenvolvimento de tecnologia puramente nacional, com qualidade de exportação", diz José Carlos Neves Epiphanio, coordenador de aplicações do CBERS no INPE.


Imagem do Rio Athabasca, no Canadá, captada no Eros Data Center