Gilberto Câmara, diretor do INPE; Roberto Oliveira Santos, diretor da Geoplus; e Cristiane Vaz Domingues, consultora do Instituto Florestan Fernandes (IFF) promovem um debate no GEOBrasil 2006 sobre uma questão bastante polêmica: as políticas públicas de distribuição de dados geográficos.

Analisando o panorama mundial, conclui-se que deve ser criada uma política para tornar acessíveis os dados geográficos para que a sociedade, que já pagou por eles através dos impostos, possa utilizar tais informações em diversas aplicações.

O que parece óbvio, na prática não se confirma. No Brasil existe uma verdadeira torre de babel nessa área, com falta de normas sobre a questão, fazendo com que cada município, Estado e entidade federal tenha sua própria política. 

O debate tem a proposta de contribuir para a busca de uma padronização nos procedimentos, procurando desburocratizar e desmistificar o assunto.

Serviço
O GEOBrasil Summit é realizado e promovido pela Alcantara Machado Feiras de Negócios e acontece entre 18 e 20 de julho no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. O evento tem apoio de divulgação do portal MundoGEO, institucional do INPE e da GITA Brasil, além de patrocínio da Petrobras e Caixa Econômica.

Paralelamente ao congresso haverá uma feira com acesso livre para profissionais do setor.

Mais informações sobre a programação do evento: info@geobr.com.br / www.geobr.com.br ou pelo fone (11)6096-5311