Dias 9 e 10 de março começaram as atividades do Consórcio Celeste, criado para dar suporte na América Latina às aplicações do Galileo.

Para definir tarefas e integrar os participantes, foram realizadas reuniões com os membros da Associação no CRECTEALC, que funciona nas dependências do INPE, em São José dos Campos.

O Celeste, de caráter industrial, é composto por oito empresas: Indra (Argentina), Atech (Brasil), Hispamar (Brasil), Ineco (Brasil), PCI (Panamá), Alcatel (França), GMV (Espanha) e Aena, companhia espanhola que lidera do consórcio.

Uma das missões do consórcio é realizar um amplo estudo sobre a utilização dos serviços do Galileo na América Latina e contribuir para o Plano Regional que está sendo desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), das Nações Unidas.

Enquanto o Consórcio Latino tem como objetivo difundir o Galileo no âmbito técnico-científico através de um centro de informações, o Consórcio Celeste irá aproximar empresas e instituições para a prestação de serviços comerciais utilizando a tecnologia do Galileo.

MundoGEO e CRECTEALC, representantes do Latino, estiveram presentes nas reuniões.

Com informações do INPE