A Clark Labs acabou de colocar no mercado a nova versão do IDRISI 15, batizada de Edição ANDES. Essa versão é a maior atualização já feita no software em mais de 20 anos.

As principais modificações podem ser divididas em quatro áreas principais: modelador de modificações no solo, classificadores e inteligência artificial, melhoramentos na interface e display, refinamentos gerais de análise.

Com o modelador de modificações no solo pode se analisar mudanças passadas no recobrimento do solo, modelar potenciais, prever o curso de mudanças e avaliar intervenções para manutenção da sustentabilidade ecológica.

A área de classificadores e inteligência artificial utiliza os conceitos de “machine learning” e redes neurais, fazendo do IDRISI o líder nesta área.

As novas ferramentas diminuem a interferência humana em processos de classificação de dados.Os melhoramentos na interface e display são visíveis ao carregar a Edição Andes do IDRISI.

As mudanças principais estão imediatamente aparentes. O IDRISI Explorer foi transformado de um programa de gerenciamento de arquivos para uma ferramenta de gerenciamento de projetos, combinando os módulos Explorer, Meta-data, Data Paths e Collection Editor.

Outras funcionalidades foram adicionadas, como o novo layer para fotos no formato JPEG.

Dentre os refinamentos gerais de análise estão novas rotinas e novos modos de processamento de dados, que permitem obter melhores resultados finais.