A Volkswagen e o Google anunciaram no início do março uma parceria para produzir uma nova solução utilizando mapas tridimensionais oriundos da base de dados do Google Earth.

O acordo foi divulgado durante a convenção CES 2006- International Consumer Electronics, em Las Vegas.A fabricante de chips Nvdia também faz parte do projeto, ficando responsável pela tecnologia de aceleração gráfica 3D da solução.

O sistema vai contar com touchscreen- comandos que funcionam a partir de toque na tela, mapas tridimensionais atualizados e dados em tempo real sobre tráfego. Os fabricantes pretendem trazer experiências mais próximas da realidade virtual do que qualquer sistema existente.

A idéia é que os pontos de interesse como restaurantes e postos de gasolina existentes no percurso sejam atualizados pela internet, basta que uma rede wireless esteja disponível em todo o trajeto do automóvel.

A Microsoft lançou uma tecnologia de navegação que integra fotos com a perspectiva do motorista ou pedestre a mapas, dando uma visão mais realista do trajeto.

O Windows Live Local combina mapas rodoviários, fotos aéreas e imagens de satélite com aplicações de localização de endereços e criação de rotas.

A novidade irá, no futuro, substituir o MapPoint, atual ferramenta para mapas e endereços da empresa americana.

O projeto reafirma a tendência de aproximar a realidade virtual das aplicações geográficas, e é um avanço da Microsoft na acirrada concorrência com o Google – neste caso, especificamente com o Google Earth.

O sistema ainda está em demonstração, com dados apenas para as cidades de São Francisco e Seattle, nos Estados Unidos.