Geoff Zeiss, diretor de tecnologia da Autodesk e um dos maiores especialistas em software para geoprocessamento do mundo, estará presente no 7º Congresso e Exposição Internacional de GeoInformação, que ocorre simultaneamente ao GEOBrasil 2006.

Tendências e estratégias

A palestra, cujo tema é "GIS: tendências, estratégias e oportunidades para o setor de geoprocessamento", acontece no dia 19 de julho, às 14h, no auditório 2 do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Zeiss falará sobre a tendência da interoperabilidade e o papel do código aberto na arena do software geoespacial – onde há soluções que vão desde aplicações para conversão de formatos, plataformas de desenvolvimento, sistemas de navegação por GPS, servidores web, ferramentas de análise até bancos de dados espaciais.

Ampliação de mercado

A Autodesk vem ampliando sua atuação no segmento geoespacial. Uma das novidades é a fundação da Open Source Geospatial Foundation, iniciativa capitaneada pela empresa em parceria com importantes nomes do mundo open source e aberta à participação de todos, inclusive de outros fabricantes de software comercial. 

Outro foco da empresa é interoperabilidade para os projetos de implantação de GIS. Desde 2001 o Map 3D, solução da Autodesk para edição e análise de dados geoespaciais já suporta o Oracle Spatial para armazenar dados espaciais de forma aberta, de acordo com especificações do Open Geospatial Consortium (OGC).