A China colocará nem órbita no próximo ano três satélites para prevenir desastres naturais, informou recentemente a agência estatal Xinhua.

Wang Zhenyao, diretor do Departamento de Assistência em Desastres do Ministério de Assuntos Civis, disse que o país finalizará uma constelação de satélites para prevenir e observar as catástrofes até 2010.

Wang observou que, “desde 2001, e especialmente a partir de 2003, o sistema chinês de socorro diante de desastres naturais se desenvolveu rapidamente, com a incorporação de muitos elementos tecnológicos, mas ainda há atrasos”.

A idéia de um sistema de constelação de satélites para a prevenção de desastres surgiu na década de 90, por iniciativa da Administração Estatal de Proteção Ambiental, a Comissão Nacional para a Redução de Desastres e a Corporação da Ciência e a Tecnologia Aeroespacial da China.

A China tem mais de 2 mil estações de controle do meio ambiente espalhadas pelo país. O Escritório de Prevenção de Terremotos de Chongqing, no sudoeste do país, anunciou a instalação até o fim do ano de uma rede de 21 estações de prevenção de terremotos na represa das Três Gargantas.

O Brasil é parceiro da China desde julho de 1988 no programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS)