O Atlas Nordeste: Abastecimento Urbano da Água foi lançado dia 7, em Brasília, durante a solenidade de abertura da 16ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

A publicação, desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com dez estados e com o apoio dos ministérios da Saúde, da Integração Nacional e das Cidades, apresenta um diagnóstico do sistema de abastecimento de água de 1.112 municípios, com mais de cinco mil habitantes, localizados no Semi-Árido. O evento marcou o início das comemorações dos dez anos da Lei nº 9.433, a Lei das Águas.

O Atlas Nordeste é um instrumento importante para subsidiar as decisões dos governos estaduais e federal e orientar o uso sustentável dos recursos naturais. O acervo de informações do Atlas poderá ser usado pelo programa Proágua Nacional, que ainda está sendo preparado.

No Atlas estão estimados os recursos financeiros para obras, num total de R$ 3,6 bilhões. O dinheiro deve partir do Orçamento Geral da União, de financiamentos para saneamento via FGTS e BNDES, das companhias de saneamento estaduais e municipais, do tesouro dos estados e dos municípios, de empréstimos com o Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento agências multilaterais, além das Parcerias Público Privadas.