Com o advento do sistema europeu de navegação por satélite Galileo será dado um novo impulso ao mercado mundial dos serviços de navegação, localização e cronometria por satélite. Esses serviços abrirão novas perspectivas a vários setores comerciais e melhorarão a vida dos cidadãos em todo o mundo. Para além do impulso dado ao desenvolvimento de aplicações pela indústria européia, o Galileo criará também muitos postos de trabalho em toda a Europa.

Para aproveitar ao máximo a oportunidade e estimular o referido desenvolvimento econômico, a Comissão Européia adotou um "Livro Verde" sobre as aplicações de navegação por satélite. O documento oferece a todas as partes interessadas a oportunidade de exprimirem a sua opinião sobre o desenvolvimento de aplicações de navegação por satélite e, em particular, sobre o papel que o setor público pode desempenhar criando um enquadramento adequado e definindo objetivos concretos para tais aplicações.

Jacques Barrot, vice-presidente da Comissão Européia e comissário responsável pelos transportes, declarou: "O verdadeiro valor dos custos e esforços despendidos para pôr em órbita o Galileo é o fato de ele representar uma oportunidade única para novas aplicações, crescimento econômico e criação de emprego na União Européia. Estes benefícios econômicos são muito mais elevados do que os custos do próprio sistema ".

Panorama

O "Livro Verde" define o panorama das aplicações de navegação por satélite que estão sendo desenvolvidas. O documento pretende, em particular, estimular a discussão entre as partes interessadas e fazer surgir novas idéias sobre as possíveis tarefas do setor público no apoio ao desenvolvimento de tais aplicações.

Em setembro de 2007, a Comissão Européia fará o balanço dos resultados do debate público e elaborará um plano de ação que conterá as medidas práticas a serem propostas a partir de 2008.

A consulta pública durará quatro meses e será feita por meio dos instrumentos clássicos da web. Paralelamente, será lançado um concurso para jovens inventores, destinado a promover idéias inovadoras sobre a utilização das tecnologias e dos serviços de navegação por satélite.

Acesse o Livro Verde do Galileo em http://ec.europa.eu/dgs/energy_transport/galileo/green-paper/index_en.htm 

Com informações da Comissão Européia