Apple e Nike lançaram um kit esportivo que integra um tênis Nike a um iPod Nano. O tênis deve ser do tipo Nike + shoes e ter um compartimento abaixo da sola para acomodar o sensor. O receptor de sinais é conectado ao iPod, que informa em tempo real e sem fios dados sobre o itinerário, tais como velocidade, tempo de corrida, etc..

Veja no site da Apple mais detalhes sobre o sistema.

Dados em mãos erradas

Pesquisadores da Universidade de Washington divulgaram um estudo no qual alertam que os dados transmitidos pelo kit esportivo Nike + iPod podem ser facilmente rastreados, facilitando a atuação de assaltantes.

O componente instalado no tênis contém um chip de identificação por radiofreqüência (RFID). Parte dos dados enviados por ele são criptografados, mas outras informações são transmitidas sem proteção para um raio de até 18 metros. 

As mensagens contêm um identificador único para cada usuário. É com ele que pessoas más intencionadas poderiam, por exemplo, descobrir onde o proprietário do aparelho está.

Um pequeno dispositivo que também pode ser escondido na roupa é capaz de rastrear os números. Assim, seria possível descobrir até mesmo se o usuário está ou não em casa, facilitando roubos. Os pesquisadores chegaram a sugerir até mesmo que uma pessoa poderia criar uma rede de sensores capaz de rastrear várias pessoas ao mesmo tempo.

Kit Nike + iPod<-
Foto: divulgação