Agora o mercado terá como mensurar a qualidade do serviço prestado por empresas de gerenciamento de riscos e fornecedores de produtos de rastreamento e monitoramento de veículos de carga. A Asociação de Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec) lançou um programa de regulamentação para o setor.

Desenvolvido pela entidade, que já reúne 30 associados em parceria com a consultoria independente Instituto Totum, o programa vai auditar a infra-estrutura e os sistemas utilizados pelas empresas do setor. O processo de auditoria, que já começou a ser feito em algumas empresas, analisa itens como telecomunicações, recursos de tecnologia da informação, qualificação de funcionários e equipe técnica, entre outros.

A partir de laudos que identificarão os requisitos mínimos para a atuação da empresa no mercado, será emitido uma identificação da excelência dos serviços prestados: o Selo de Qualidade Gristec. O presidente da entidade, Cyro Buonavoglia, antecipa que 17 empresas já estão passando pelo processo de auditoria para obtenção do selo. "As certificadas ganharão um diferencial competitivo, maior visibilidade, reconhecimento e credibilidade do mercado", acrescenta.

O programa de regulamentação criado pela Gristec inclui ainda uma ouvidoria que poderá receber denúncias relacionadas ao não cumprimento das regras e processos exigidos pelas empresas detentoras do selo. Neste caso, o processo de auditoria é todo refeito.

Segundo levantamento da Gristec, já são cerca de 100 empresas de gerenciamento de risco e fornecedoras de rastreamento de veículos e monitoramento de cargas em operação. Juntas, elas respondem pelo acompanhamento de 136 mil caminhões – equivalente a 8% da atual frota nacional de 1,7 milhão de veículos de carga.

Mais informações: www.gristec.com.br