A Força Aérea peruana lançou o Paulet 1, primeiro foguete desenhado e construído no país por cientistas da Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial.

O foguete, batizado com o sobrenome do precursor peruano da aeronavegação mundial, Pedro Paulet, foi lançado da base de Punta Lobos, ao sul de Lima, e alcançou uma velocidade cinco vezes superior à do som, segundo a imprensa local.

Pioneiro em sua geração, as próximas versões do foguete serão utilizadas nas próximas expedições para transportar vários sensores e equipamentos que poderão medir a alta atmosfera e vigiar os indicadores de pressão, temperatura, umidade, entre outros ramos da pesquisa aeroespacial.

O lançamento do foguete foi a conclusão de um trabalho de mais de dois anos de estudos, pesquisas e ensaios, nos quais trabalharam mais de 20 cientistas, entre engenheiros eletrônicos, aeronáuticos, mecânicos, químicos, físicos e especialistas em termodinâmica.

Foguete Paulet 1Wolfgang Dupeyrat, diretor da comissão, disse que, com esse teste, o Peru passou a fazer parte do grupo de países que buscam um desenvolvimento espacial e destacou o trabalho realizado pelos cientistas.

Dupeyrat declarou que o lançamento do foguete é "um passo histórico" no desenvolvimento da tecnologia espacial de seu país.

->Lançamento do foguete Paulet 1 (Imagem: Peru.com)