A busca pela excelência no desempenho físico levou o Grêmio portoalegrense a investir na alta tecnologia durante a pré-temporada em Bento Gonçalves.

Os jogadores estão aprendendo aos poucos a utilizar receptores GPS, que permitem aferir a velocidade e a distância percorridas durante os treinos.

Com os aparelhos presos ao braço esquerdo, os jogadores percorrem distâncias de aproximadamente oito quilômetros por treinamento.

No final do dia, cada atleta tem uma avaliação completa do exercício. Os dados servem de parâmetro para que se diminua ou aumente a intensidade do trabalho nos dias subseqüentes.

O GPS não é a única inovação no Grêmio. Desde o ano passado também é utilizado um sistema de monitoramento da distância média percorrida pelos jogadores a cada partida.

O trabalho é feito por amostragem. A cada partida no estádio Olímpico, dois jogadores têm seus deslocamentos monitorados através de um computador instalado em uma das cabines do estádio.

Cada trecho percorrido é registrado por meio de um movimento do mouse do computador sobre uma tela que simula as dimensões do gramado. Em média, cada jogador percorre entre 12 e 13 quilômetros por jogo.