A Sascar, líder em dispositivos de segurança veicular e monitoramento de frotas com tecnologia celular, fechou 2006 com um faturamento de R$ 120 milhões, impulsionada pelos equipamentos e serviços de rastreamento e gerenciamento de frotas e cargas Sascarga, Sascar AVD e Sascarga SAT, lançamentos que representam 18% do total faturado.

Além dos novos produtos, a empresa ampliou seu core business (principais produtos) com a oferta de serviços de gerenciamento de frotas e cargas, e inaugurou uma nova central de operações em Curitiba, com investimentos de R$ 5 milhões.

Com produtos homologados por grandes seguradoras, desde o início de sua atuação a Sascar mantém contratos com transportadoras de combustíveis (como a Itupetro, do Grupo Simeira), além de parcerias com gerenciadoras de risco como Rodobens e Consult.

Início

Quando iniciou suas operações no segmento de segurança automotiva, em 2001, a Sascar comercializava um rastreador com a tecnologia de maior acessibilidade na época: o pager. Um produto econômico, mas com limitada eficiência. Antevendo a necessidade de um produto mais completo e com cobertura nacional, a empresa iniciou um processo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, pois as existentes no Brasil (GPS) tinham preço elevado ou alcance restrito (radiofreqüência).

Ainda em 2001, a Sascar lançou o primeiro sistema de segurança automotivo do país com tecnologia celular (TDMA), o Sascar Celular. Também foi pioneira com o lançamento do Sascar GSM, em parceria com a Motorola. A partir de então, a empresa vem obtendo um crescimento superior a 50% ao ano.

Atualmente, a Sascar tem uma diversificada linha de produtos do segmento, instalados em 81 mil veículos:
– Sascar GSM (bloqueia, rastreia e localiza veículos roubados e furtados e monitora frotas e cargas, automóveis, caminhões, ônibus, máquina agrícolas, etc.);
– Sascarga (gerenciamento logístico de frotas e cargas);
– Sascar AVD (primeiro sistema multimídia de gerenciamento operacional e logístico de frotas e cargas, que integra transmissão de dados, áudio e vídeo em tempo real); e
– Sascarga Sat (equipamento híbrido que agrega tecnologia via satélite e sistema GSM, possibilitando o monitoramento em qualquer condição de percurso).

Expertise e locação

A empresa afirma que seu principal diferencial em relação aos concorrentes é a expertise no desenvolvimento de tecnologias, produção, instalação de equipamentos e assistência técnica em todo o país.

Outro diferencial é a locação – e não a venda – dos equipamentos. Segundo eles, isso garante permanente manutenção e assistência técnica sem custo adicional, além de atualizações tecnológicas que evitam a obsolescência dos sistemas. Destaque também para o exclusivo sistema de GPS de alta sensibilidade, que possibilita a localização de veículos mesmo em áreas cobertas.

As exportações também têm sido responsáveis pelo crescimento da companhia. A comercialização para a Argentina representa cerca de 10% das vendas anuais. Em 2006, por meio de parcerias com empresas de telecomunicações, a Sascar firmou novos negócios no México e na União Européia para atender companhias de frotas de ônibus urbanos e caminhões.

Consolidação em 2007

Segundo Jorge Bau, presidente da Sascar, este ano será ainda mais promissor. “O setor passará por um forte processo de consolidação. Fusões e aquisições devem acontecer e o mercado ficará apenas com empresas sérias, que têm capacidade de investimento. As aventureiras devem desaparecer e ocorrerá uma depuração natural no setor”.

A Sascar tem 370 representantes comerciais, 750 pontos de atendimento e assistência técnica em 21 Estados brasileiros.

Mais informações: www.sascar.com.br