Segundo especialistas do mercado financeiro, a atual tendência de alta nas bolsas de valores favorece empresas de dois setores: infra-estrutura e consumo. A aposta na infra-estrutura está baseada na confiança de que os investimentos nessa área vão aumentar. Este boom deverá afetar também o mercado de geotecnologias, por estar intimamente atrelado à área de construção civil.

Parte do impulso virá do governo, que recentemente anunciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com uma extensa lista de obras. Os analistas também sentem uma crescente vontade do setor privado para retirar projetos do papel. Isso beneficia as ações de companhias de energia elétrica, logística e construção civil, entre outras.

As empresas de infra-estrutura mais indicadas atualmente são:

– Petrobras (petróleo);
– Klabin Segall (construção);
– Vale do Rio Doce (mineração);
– Energias do Brasil (energia elétrica);
– ALL (logística);
– Comgás (gás);
– TAM (aviação);
– Eternit (construção);
– Gerdau (siderurgia); e
– Randon (transportes).

Ações

Além de avaliar a companhia e o setor, o investidor precisa manter-se atento ao preço. Nem todas as empresas de construção civil, por exemplo, são boas opções de compra. As ações da maior parte das construtoras que abriram capital recentemente subiram demais nos últimos meses, o que reduz as chances de novas valorizações.

Em vez de comprar esses papéis, os analistas recomendam aplicar nas empresas que fornecem produtos à construção civil, como a Eternit e a Gerdau.

Com informações do Portal Exame