Treze cidades da Califórnia fecharam contrato com a Graffiti Tracker Inc., empresa que oferece sistema de localização GPS e fotografia digital contra as pichações.

A empresa se propõe a montar um banco de dados na internet sobre as atividades de depredação de muros e trens nas cidades que utilizarem o sistema. Assim, os analistas da Graffiti Tracker podem traçar os perfis dos vândalos e das gangues metropolitanas.

"Apressar a interrupção total do grafite nunca foi uma boa estratégia para combater o problema", afirmou Tim Kephart, fundador da sociedade, "mas a tecnologia que temos hoje certamente não é aquela de cinco anos atrás".

Apenas em Los Angeles, no último ano, foram renovados dois milhões e meio de metros quadrados de áreas grafitadas, com um custo total de quase US$ 20 milhões.

Com esses novos instrumentos, os policiais dispõem de provas mais sólidas contra os vândalos, em sua maioria jovens que eram quase sempre liberados pouco depois da captura em função da dificuldade de flagrante.

Mais informações: www.graffititracker.us