Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tem aprimorado, ao longo dos anos, as condições para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em seu Centro Regional Sul (CRS), em Santa Maria (RS).

Apenas nos últimos quatro meses entraram em operação o Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul) e o Projeto de Meteorologia em Mesoescala, que deve resultar em uma Rede Estadual de Climatologia.

No final de março começaram a ser mobiliados os setores de administração, salas de pesquisas e laboratórios do Centro Regional para Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe (Crectealc), antes instalado em São José dos Campos.

No quesito obras de infra-estrutura, em breve estará concluído o estacionamento do CRS, com o projeto de paisagismo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Será também instalada a digisonda ionosférica para dar suporte aos estudos em Ciências Espaciais do Inpe e da UFSM, importante reivindicação dos pesquisadores santa-marienses.

Com informações do Inpe