A inclusão de textos em mapas é um fator decisivo para a qualidade visual e interpretação dos dados que ali estão contidos. Entretanto, a inclusão e/ou edição manual destas informações é fator de risco devido aos possíveis erros de digitação e formatação que podem ocorrer.

Este artigo mostra como é possível incluir e formatar textos automaticamente no ArcMap, utilizando as ferramentas já disponíveis e um pouco de VBScript. Para apoiar os exemplos, serão utilizados dados do IBGE da Carta ao Milionésimo, disponíveis no endereço ftp://ftp.ibge.gov.br/Cartas_e_Mapas/Carta_Internacional_ao_Milionesimo/shape/G04_SG22.zip . Descompacte o conteúdo desse arquivo zip no diretório c:G04_SG22

A ferramenta Expression Builder

O ArcMap já possui uma ferramenta que permite a inclusão automática de textos nos mapas, chamada Expression Builder, que inclui informações armazenadas na base de dados (dbf, geodatabase, etc.) misturadas ou não com textos estáticos.

No primeiro exemplo, o leitor vê como é bastante simples incluir um texto baseado em um campo do arquivo dbf do shapefile do IBGE.

Exemplo 1: utilizando o Expression Builder

1. Inicie o ArcMap e adicione o shapefile LIMITE_POLITICO_ADMINISTRATIVO;
2. Clique com o botão direito sobre o tema LIMITE_POLITICO_ADMINISTRATIVO e selecione Properties para acessar a caixa de diálogo Layer Properties. Clique na guia superior Labels e em seguida no botão Expression;
3. Apague tudo que estiver na caixa de texto Expression e em seguida digite [NM_NOME] & “ – “ & [AREA_OFICI];
4. Clique no botão Verify e caso a expressão não possua nenhum erro de sintaxe, será apresentada uma tela como um exemplo formatado de acordo com a expressão: ARGENTINA – 0;
5. Clique em OK três vezes para aceitar as alterações. Em seguida clique com o botão direito no tema LIMITE_POLITICO_ADMINISTRATIVO e marque a caixa Label features in this layer para apresentar os textos no mapa utilizando a expressão criada.

ArcMap Expression Builder
-> Figura 1 – Resultado do exemplo 1

Utilizando VBScript dentro do Expression Builder

O ArcMap possui suporte a diversas linguagens de programação. No próximo exemplo o VBScript será utilizado para elaborar uma expressão mais complexa. Além do VBScript, o ArcMap possui também as TAGS DE FORMATAÇÃO, que são palavras-chave similares à linguagem HTML.

Com estas tags e o VBScript é possível definir o nome e tamanho da fonte, se o texto será sublinhado, itálico ou negrito, se serão todas maiúsculas ou minúsculas, se haverá alguma formatação de data ou número, entre outros itens disponíveis.

Exemplo 2: Utilizando VBScript e tags de formatação

No exemplo 2, todos os textos são apresentados com letras maiúsculas, o campo NM_NOME utilizará fonte do tipo Arial Narrow com tamanho 12 seguido de uma quebra de linha. Na linha abaixo o campo AREA_OFICI utiliza a fonte Lúcida Console com tamanho 10 e o número que representa a população está formatado com duas casas decimais.

ArcMap Expression Builder
-> Figura 2 – Resultado do exemplo 1

ArcMap Expression Builder

Atenção: ao digitar o conteúdo acima, não pode ocorrer quebra de linha. A expressão deve estar contida em uma única linha.

Durante a escrita de uma expressão alguns pontos devem ser observados para evitar problemas no momento da verificação.

• As tags de início e fim devem seguir o mesmo padrão de caixa. Exemplo:

• As tags devem ser fechadas na ordem inversa em que foram criadas. Exemplo:

• Para o caso de apresentar os símbolos &, > e < no texto, utilize os caracteres especiais do HTML: & (&), > (>), < (<). Exemplo:

No exemplo 2 usamos as tags principalmente para formatar textos, com exceção da função format do VBScript, que foi utilizada para formatação do número da população.

Próximos passos

Vale a pena ler a ajuda do ArcMap sobre a construção de expressões para textos. Para isso, clique no botão de ajuda logo abaixo da caixa de texto Expression. Além disso, revise o código apresentado e faça alterações para verificar os resultados.

ArcMap tags

Roberto Oliveira Santos
Oracle Certified Professional
Mestrando em ciência da computação pela UFPR
py5gol@gmail.com