Gigantes do GIS unem forças para para promover o intercâmbio de dados

O Open Geospatial Consortium (OGC) é uma organização internacional sem fins lucrativos, que lidera o desenvolvimento de padronização de conteúdos nas áreas geoespacial e de serviços baseados em localização (LBS na sigla em inglês).

Em janeiro de 2007 o número de instituições chegou a 335, entre empresas privadas, agências governamentais e universidades, todas sócias em um esforço para definir especificações de interfaces e padrões de intercâmbio de dados.

As especificações OpenGIS – uma marca registrada do OGC – apóiam soluções interoperáveis que habilitam os serviços geográficos para web, wireless, LBS e TI. A seguir são descritas as especificações mais importantes da OGC:

Geography Markup Language (GML)

Com o objetivo de padronizar dados, o OpenGIS usa o padrão Extensible Markup Language (XML) para codificar dados geográficos. Para isso, especificou-se a linguagem GML para o armazenamento de informações geográficas. A especificação GML define regras para a descrição dos dados, baseada em esquemas XML.

Esses esquemas definem rótulos (ou tags) para detalhar informações como geometrias, sistemas de referência, características temporais e metadados. Uma vantagem dos esquemas XML é a flexibilidade para criar tags sobre os dados descritos, obtendo-se assim documentos semânticos.

Web Feature Service (WFS)

Essa especificação permite que clientes (usuários e sistemas) possam recuperar e atualizar objetos espaciais, descritos em formato GML, de servidores WFS. Define interfaces para acesso e manipulação de feições cartográficas em redes. Através destas interfaces, um internauta pode combinar, usar e gerenciar geodados (as feições por trás dos mapas) de diferentes fontes.

O serviço pode ser implementado pelo servidor nas versões básica – somente com operações de consulta – ou transacional – com operações de inserção, exclusão, manipulação, etc..

Web Map Service (WMS)

A OpenGIS especifica como WMS um serviço completo para produção de mapas na web, através da representação pictórica de dados geográficos. Os mapas são apresentados na forma de figuras, mas não são os dados de fato. São produzidos segundo representações em formatos matriciais PNG, GIF ou JPEG, ou ainda em formatos vetoriais.

No momento em que um cliente requisita a apresentação de um mapa na tela do computador, um conjunto de parâmetros deve ser informado ao servidor WFS, como layers, estilos, área de cobertura, sistema de coordenadas geográficas e formato da imagem.

Web Coverage Service (WCS)

A especificação WCS é usada para o acesso a dados que representam fenômenos com variação contínua no espaço, modelados como geo-campos ou coverages, em complementação ao serviço WFS. Este serviço não retorna imagens, mas sim dados semânticos (valores ou propriedades) dos fenômenos representados.

Diferentemente do WMS, esta especificação fornece os dados junto com suas descrições, o que permite fazer consultas complexas a essas informações e retornar dados com os detalhes semânticos, que podem ser interpretados, extrapolados, etc..

OpenGIS Catalog Service

A definição introduz um serviço para publicação e busca em bibliotecas de metadados de informações geoespacias. Os metadados de uma coleção de dados representam as características que podem ser pesquisadas para avaliação e processamento.

O OpenGIS propõe um esquema básico de metadados, baseado na norma Geographic Information Metadata (ISO 19115), para facilitar a interoperabilidade entre os catálogos, de forma que uma mesma consulta possa ser executada em diferentes bibliotecas através da definição de um conjunto mínimo de atributos para as perguntas e respostas.

Principais membros da OGC

• Autodesk
• Nasa
• Google
• Intergraph
• Esri
• Boeing
• MapInfo
• Oracle

Longe de ser uma organização para a divulgação de softwares livres, o objetivo do OGC é colocar ordem na geléia geral que é a produção cartográfica ao redor do mundo. Através da definição de padronizações e procedimentos, o OGC auxilia os produtores e usuários de geotecnologias no acesso, manipulação e exploração de dados geográficos, independentemente de qual sistema ou software eles utilizam.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo
editorial@mundogeo.com