Você já assistiu a um vídeo no computador, pelo YouTube? Já recebeu por email um texto ou arquivo MP3 sobre assuntos técnicos, sem precisar acessar um site? Complementou um artigo técnico da Wikipédia? Caso sim, você está participando da Web 2.0. Se ainda não, em pouco tempo essas novas formas de consumo e produção de conteúdo na internet estarão a um clique de você.

Há poucos anos, o uso da rede era baseado na troca de emails e acesso a sites para obtenção de informações. Atualmente existe uma onda de conteúdo colaborativo na web, através de blogs, podcasts e portais que publicam material adicionado pelos próprios usuários.

Web 2.0

Há uma nova onda na internet, chamada de Web 2.0, que tem como regras mais importantes a interatividade e o aproveitamento da inteligência coletiva para desenvolver aplicativos que tornam-se cada vez melhores à medida em que são usados.

O ano de 2006 pode ser considerado como um marco na história da internet, principalmente pela popularização do YouTube, um site de publicação de vídeos online onde cada usuário divulga o que lhe der na telha.

Outros exemplos são a Wikipédia (www.wikipedia.org), uma enciclopédia online alimentada pelos próprios usuários, e o Google Maps (http://maps.google.com), que permite o envio de arquivos digitais para complementar as imagens de satélites.

No portal GeoCommunity (www.geocomm.com) é possível acessar dados cartográficos de todo o mundo e também publicar mapas para que outros usuários possam fazer download.

Já o site Apontador (www.apontador.com.br) passou a usar a tecnologia Ajax para entrar na era da Web 2.0, através da inclusão de pontos de interesse e notícias pelos próprios usuários.

Alguns analistas consideram esse fenômeno uma nova “bolha da internet”, como a que foi observada entre 1995 e 2001 e acabou quebrando algumas empresas de TI. Esta é uma tendência que veio para ficar? Provavelmente até o final deste ano haverá uma resposta. Fique atento!

RSS

A ferramenta RSS, também conhecida como feed, é uma nova forma de distribuição de notícias na web. O formato permite reunir o conteúdo de diversos sites em um único programa chamado de agregador, feed reader ou leitor RSS.

O funcionamento é semelhante ao de um programa de email. Os arquivos entregam diretamente na caixa de entrada do assinante o título da notícia e um link para ler a versão completa no site. Ao assinar um serviço RSS, o usuário fica sabendo imediatamente quando novos conteúdos foram publicados, sem que seja necessário navegar até o portal de notícias.

Para usar o formato RSS, basta instalar um software agregador, normalmente encontrado gratuitamente na internet. Após a instalação, deve-se copiar o endereço RSS disponibilizado no site de notícias para dentro do agregador.

Os agregadores mais conhecidos são: RssReader, InstantaNews, NewNewsWire, FeedReader, Bloglines, Active Web Reader e Mozilla Firefox.

Podcasting

Segundo a definição mais recente da Wikipédia, “podcasting é uma forma de publicação de programas de texto, áudio, vídeo e/ou fotos pela internet, que permite aos usuários acompanhar sua atualização. A palavra podcasting é uma junção de iPod (um aparelho que toca arquivos digitais em MP3) e broadcasting (transmissão de rádio ou TV).”

Na área de geotecnologias existem podcasts que podem ser ouvidos como se fossem programas de rádio, com a vantagem de que é o usuário quem define quando e como vai ouvir o programa. A ESRI (www.esri.com/news/podcasts) disponibiliza podcasts sobre GIS e lançamentos da empresa. O portal de geoinformação Very Spatial (http://veryspatial.com) também disponibiliza podcasts sobre sensoriamento remoto e GIS. Outra boa fonte de informação é o fórum da Autodesk (www.autodesklaforum.com), com episódios sobre mapeamento.

O portal MundoGEO oferece o serviço de RSS, que envia ao leitor as mais recentes notícias publicadas no site. Basta copiar o código disponível em www.mundogeo.com.br/rss.php no seu programa agregador de RSS e receber em sua caixa de emails as novidades do mercado de geotecnologias.

Fórum e Lista de Discussão MundoGEO

A partir de janeiro de 2007 o conteúdo da Lista de Discussão MundoGEO está sendo também publicado no Fórum de Discussão MundoGEO. Assim, será criada uma base de dados com perguntas e respostas que poderão ser consultadas a qualquer tempo.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo
Assessor editorial
editorial@mundogeo.com