Especialistas da Nasa, a agência espacial americana; Jaxa, do Japão; e MDA, do Canadá, discutiram os mais importantes programas espaciais internacionais nesta segunda-feira (23/4), durante o XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que está acontecendo em Florianópolis.

Todos os dias acontecem simultaneamente workshops, palestras convidadas, mesas redondas e sessões especiais. Além da apresentação dos programas espaciais internacionais, nesta segunda foram apresentados três workshops. O primeiro sobre tecnologias para análise do ambiente urbano, que destaca as formas para acompanhar o desenvolvimento das cidades; o segundo mostrou as geotecnologias aplicadas à geologia enfatizando estudos de terrenos nas Américas, África e Austrália; e o terceiro workshop demonstrou como a evolução tecnológica tem aprimorado o monitoramento de florestas.

A formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico, a preocupação com a competitividade, a proteção da propriedade intelectual e a política de dados livres foram os temas centrais de uma mesa redonda que teve participação de representantes do Inpe, de universidades e da iniciativa privada. Sessões sobre o desflorestamento da Amazônia, oceanografia, análise ambiental e urbana, entre outros assuntos, completaram a programação desta segunda-feira no XIII SBSR.

Com informações do Inpe.