O Second Life (http://secondlife.com) é a nova sensação na internet, e o Brasil está entrando com tudo neste universo paralelo. O instituto de pesquisas Gartner aponta que, até o final de 2011, aproximadamente 80% dos usuários ativos da internet terão uma “segunda vida”, seja no Second Life ou em mundos virtuais semelhantes.

Grandes empresas, como Petrobras, já têm empreendimentos no Second Life, e outras entrarão em breve. Porém, segundo um executivo da Gartner, as transações baseadas no ambiente virtual devem gerar resultados apenas para alguns nichos de mercado. A tendência é que os vários mundos virtuais sejam fundidos em um número menor de ambientes open source, com transferência livre de dados.

GISWiki
Este é mais um site na linha Web 2.0, onde o conteúdo é inserido e atualizado pelos próprios usuários. O GISWiki (http://en.giswiki.net) é um portal livre de geoinformação, atualmente disponível somente nos idiomas inglês e alemão. Todo o conteúdo é submetido à licença GNU para documentação.

GNU é uma licença para documentos e textos livres, publicada pela Free Software Foundation. É inspirada na GNU General Public License, uma licença livre para softwares.

Garmin move ação contra o Projeto TrackSource
Esta notícia foi publicada por Alex Rodrigues na lista de discussão GPS do Yahoo: “recebi hoje uma comunicação por carta da justiça americana onde informam que estão tomando as ações legais cabíveis para que paremos com o desenvolvimento do Projeto TrackSource. Eles alegam quebra de patente, pois eles detêm o código base dos arquivos do MapSource”.

Se você se assustou com a notícia acima, não é o único. Porém, o detalhe é que a mensagem foi postada por um dos desenvolvedores no dia 1º de abril, dia da mentira!

O projeto Tracksource (www.tracksource.org.br) foi criado com o intuito de construir mapas vetoriais do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. Os mapas do projeto são mantidos por voluntários e distribuídos gratuitamente.

Nova seção BloGEO
O portal MundoGEO lançou em abril a seção BloGEO, onde estão listados alguns dos blogs de geoinformação na web. Um dos pioneiros da seção é o blog Geoinformação Online (http://geoinformacaonline.blogspot.com), dedicado a apresentar tudo o que acontece no mundo da geografia, GIS, sensoriamento remoto e cartografia digital. O autor é Luiz Amadeu Coutinho, geógrafo formado na Universidade Federal do Espírito Santo que reside atualmente em Lisboa.

O site especializado em localização Apontador acaba de lançar seu blog (www.apontador.com.br/blog), com o objetivo de divulgar as principais ferramentas desenvolvidas pelo serviço, por meio da Web 2.0.

Encerramento do WebMapIt
As listas de discussão MundoGEO e MapServer Brasil receberam no final de fevereiro a notícia que o site WebMapIt (www.webmapit.com.br), mantido por Eduardo Patto Kanegae, estava encerrando as atividades. Foram cerca de cinco anos de funcionamento do site que se tornou uma referência para os usuários de geotecnologias livres.

Talvez a maior contribuição do site tenha sido o curso online de MapServer, disponível gratuitamente para qualquer usuário interessado na tecnologia livre de geoprocessamento.

Kanegae vai continuar trabalhando na área de geo. Segundo ele, um dos motivos do desligamento foi para ter mais tempo livre e tentar escrever um livro sobre Foss-GIS.

Se você tem dicas sobre blogs de geoinformação, envie para eduardo@mundogeo.com

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo e assessor editorial da MundoGEO

editorial@mundogeo.com