A quantidade de informação que cai de pára-quedas em nossos computadores todos os dias é imensa. Para que ainda exista tempo para trabalhar, precisamos filtrar rapidamente o que é realmente importante, e o que é descartável ou somente para uso imediato. Nesta edição apresentamos dicas rápidas sobre alguns locais com informações “quentes” na internet.

Portal Geolivre e GeoZine

Já está disponível para a comunidade o novo portal Geolivre. Foi feita uma migração das tecnologias Xoops e MySQL para Drupal e PostgreSQL, respectivamente. Os usuários e as notícias foram transferidos, e já está à disposição um torrent do Geolivre Linux 5.0.

Também foi criada uma newsletter, que vai funcionar como uma revista virtual, batizada de GeoZine. Mais informações em www.geolivre.org.br.

Augi

O Autodesk User Group International (Augi) é reconhecido oficialmente como representante da comunidade mundial de usuários Autodesk. O Augi Brasil é o representante do diretório nacional em território brasileiro.

Os associados têm direito a uma assinatura grátis da Augi World magazine, acesso às Augi HotNews e a cursos grátis através do Programa de Treinamento Augi (ATP). Mais em www.augi.com.

Osgeo

Interessados a participar do Capítulo Brasileiro da Open Source Geospatial Foundation podem ingressar na lista de discussão oficial.

A inscrição pode ser feita no endereço http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/brasil.
O site da OSGeo também permite inscrições: www.osgeo.org.

Empregos

Os responsáveis pela lista LusoGIS criaram recentemente uma base de dados para técnicos que procuram trabalho em Portugal, nas áreas de tecnologia de informação geográfica e geoprocessamento. Conheça a lista de discussão em
http://br.groups.yahoo.com/group/lusogis/database.

Bentley em Portugal

O blog Bentley em Portugal é um espaço para a discussão de idéias, problemas e soluções para os usuários dos softwares Bentley, com dicas, truques e apresentações de novas ferramentas. Conheça o blog lusitano em
http://bentleyportugal.blogspot.com.

TerraLib e TerraView

Pegou fogo um debate na lista de discussão MapServer Brasil em maio. O centro do debate foi o código fonte da TerraLib, a biblioteca livre para geoprocessamento. Até mesmo o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, entrou na defesa dos softwares desenvolvidos no Instituto. Mais informações sobre os projetos Terralib e Terraview em www.dpi.inpe.br.

Mapa das comunidades online

Conheça o blog de Randal Munroe. Você pode encontrar, entre charges diárias, um mapa das comunidades virtuais, onde aparecem “países” que representam o Youtube, o MySpace, entre outros grupos na internet. Conheça o mapa em http://xkcd.com/c256.html.


Mapa das comunidades on-line
-> Mapa das comunidades on-line

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em ciência e sistemas de informação geográfica
eduardo@mundogeo.com