A AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia SA (AES Sul) foi premiada com o Special Achievement in GIS (SAG) Award, durante a 27º Encontro Anual de Usuários Esri que aconteceu em San Diego, Califórnia, entre 18 e 22 de junho.

A Esri Internacional foi contratada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o projeto de aplicação da tecnologia de informação geoespacial na área de defesa nos próximos anos. A partir deste momento, toda a tecnologia de GIS da Otan será baseada em softwares Esri que, em conjunto com a empresa Siemens, concorreu ao projeto.

A Leica Geosystems anunciou, no dia 21 de maio, que adquiriu a ER Mapper, empresa de softwares geoespaciais com sede na Austrália. A ER Mapper foi a primeira empresa a oferecer uma aplicação servidora de imagens de alta performance, o Image Web Server (IWS).

A Hiparc Geotecnologia é a nova representante oficial da Spot para os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins. A empresa passa a oferecer, exclusivamente para esse mercado, imagens orbitais dos satélites Spot4, Spot5, Formosat2 e Kompsat2.

O Yahoo atualizou sua ferramenta de mapas e imagens de satélites online. Com um novo design da interface gráfica, o Yahoo Maps tornou a navegação mais ágil e precisa ao usuário. A nova plataforma deverá oferecer resultados mais precisos, além de facilitar as atualizações do sistema.

A Autodesk apresentou, no dia 30 de maio, a plataforma 2008 de sua linha de produtos para manufatura, arquitetura, engenharia civil e geoprocessamento. A empresa pretende democratizar as novas facilidades com as ferramentas de projeto 2D e 3D, que englobam os softwares AutoCAD, Inventor, Revit, Raster Design, MapGuide e Civil 3D.

A Imagem, empresa especializada em soluções de inteligência geográfica, firmou no dia 18 de maio um contrato com a empresa indiana Antrix Corporation, para distribuição das imagens dos satélites Resourcesat-1 e Cartosat-1 para todo o Brasil.

A Microsoft anunciou que a nova versão do Microsoft SQL Server 2008, chamada de Katmai, terá suporte a dados espaciais. A empresa junta-se agora a Oracle e DB2 na opção de oferecer suporte a dados não estruturados, como imagens e aplicações baseadas em localização.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já podem ser visualizados no Google Earth, através do download de arquivos no formato KMZ, em www.ibge.gov.br/servidor_arquivos_geo, na pasta Programa/Google_Earth.