Começou hoje em São Paulo o 1º Ciclo de Cursos de Geoinformação Senac-SP e MundoGEO. O evento foi aberto na tarde desta quarta-feira por uma mesa redonda com o tema “Novos modelos de negócios no mercado de geoinformação”. Ágatha Branco, cartógrafa e editora da revista InfoGPS, participou do debate representando a MundoGEO.

Até amanhã à noite, três minicursos serão realizados simultaneamente. As oficinas têm como temas GPS, Google Earth e Geomarketing, sempre com instrutores reconhecidos nas áreas.

A oficina “GPS – Aprenda a usar” tem como instrutor o técnico em agrimensura, Eliezer de Oliveira. O objetivo é difundir o uso e as aplicações desse equipamento que muitas pessoas têm, mas poucos entendem como funciona ou não sabem explorar todo o seu potencial.

No curso “Google Earth – Explorando as potencialidades” a instrutora será a engenheira cartógrafa Silvana Camboim. Apesar da ferramenta ser bem popular, poucos exploram o Google Earth de forma plena. A proposta é detalhar de forma prática seu funcionamento e capacitar os usuários a utilizar ao máximo suas potencialidades.

Já a oficina “Geomarketing – Conceitos e aplicações” é ministrada pelo especialista em marketing Wagner Pacífico e pelo geógrafo Marco Aurélio Painelli Marsitch. Já é fato a importância do atributo geográfico nas análises econômicas e estratégicas das empresas. Há entretanto uma grande falta de informação sobre as ferramentas que coletam, processam e analisam as informações geográficas, cruzando-as com as informações sócio-econômicas. O curso busca divulgar o geomarketing como ferramenta para tomada de decisão nos negócios.

Todos os cursos acontecem nos laboratórios do Senac – Campus Santo Amaro, em São Paulo (Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823).