O IBGE lançou na segunda-feira, 22 de outubro, o portal de distribuição de imagens do satélite japonês Advanced Land Observing Satellite (Alos) para os órgãos do governo brasileiro, instituições de pesquisa e demais usuários não comerciais no país.

No site www.ibge.gov.br/alos estão disponíveis o catálogo de imagens, descrição dos sensores e, ainda, respostas às perguntas mais freqüentes dos usuários.

O satélite Alos foi lançado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), no dia 24 de janeiro de 2006, levando sensores para observação global, monitoramento de desastres, levantamento de recursos naturais e cartografia.

O Alos transporta um sensor de radar, o Palsar, e dois sensores ópticos, o AVNIR-2 e o Prism. O Palsar é um avançado sistema de radar para a captação de imagens através de microondas, podendo operar dia e noite, sob qualquer condição climática, com resolução de até 10 metros. O AVNIR-2 é capaz de obter imagens coloridas do planeta com resolução de 10 metros e, variando a inclinação da visada lateralmente, consegue descrever situações de desastres naturais. Já o Prism gera imagens em tons de cinza, com resolução espacial de 2,5 m, com faixas de até 70 km de largura. Ele é formado por um conjunto de 3 sensores que permite obter simultaneamente cenas com visadas vertical, inclinada para frente e inclinada para trás.