A Imagem, empresa de Soluções de Inteligência Geográfica, promoveu no dia 17 de outubro, no Hotel Kubitscheck Plaza, em Brasília, o evento Ambiente GIS, no qual foram entregues os troféus para os vencedores do Prêmio Ambiente GIS.

O prêmio, que visa reconhecer às instituições que desenvolveram os melhores trabalhos com o uso da geotecnologia, foi recebido pelas seguintes instituições neste ano:
– Categoria empresa: CVRD, com o Sistema CVRD de Detecção de Incêndio Florestal;
– Categoria estudante: INPA, com o trabalho Desflorestamento e conservação nas macrobacias da Amazônia: uma análise do território nacional;
– Categoria ONG: Fundação Biodiversitas, com o trabalho Espinhaço Sempre Vivo: Diagnóstico do Status do Conhecimento da Biodiversidade e de sua Conservação na Cadeia do Espinhaço.

O evento reuniu cerca de 60 pessoas usuárias da tecnologia GIS na área de meio ambiente e foi uma ótima oportunidade para troca de experiências e aplicações do GIS na conservação ambiental.

Representantes do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Centro Internacional de Projetos Ambientais (Cipam), Agência Nacional de Águas (ANA), governo federal e municipal, Polícia Federal, Furnas, Serviço Florestal Brasileiro e várias ONGs participaram do evento.

As instituições ganhadoras do prêmio em 2007 também apresentaram os trabalhos realizados com o GIS: o Inpa, vencedor na categoria estudantes, apresentou o trabalho sobre desflorestamento e conservação de macrobacias na Amazônia. Já a Biodiversitas, ganhadora na categoria ONG, apresentou o trabalho sobre a conservação e biodiversidade na Cadeia do Espinhaço. A CVRD foi a escolhida na categoria empresa pelo trabalho de mapeamento de incêndio das áreas de mineração.